sábado, 23 de junho de 2012

Introdução aos compósitos


Essa é a primeira postagem deste blog, e a ideia deste post é dar uma visão geral sobre os materiais compósitos.



Segundo Padilha, os materiais compósitos são materiais projetados de modo a conjugar características desejáveis de dois ou mais materiais.

Callister diz que os a maioria dos materiais compósitos são compostos de 2 fases: uma é denominada matriz, que é continua e circunda a outra fase, às vezes chamada fase dispersa ou reforço. As propriedades de compósitos são uma função das propriedades das fases constituintes, das suas quantidades relativas e da geometria da fase dispersa. "Geometria da fase dispersa" neste contexto significa a forma das partículas e o tamanho, distribuição e orientação das partículas.










Ainda segundo Padilha, a matriz pode ser polimérica, metálica ou cerâmica. O mesmo vale para o reforço, que pode estar na forma de dispersão de partículas, fibras, bastonetes, lâminas ou plaquetas.



Callister diz que: “No projeto de materiais conjugados, cientistas e engenheiros têm engenhosamente combinado vários metais, cerâmicas e polímeros para produzirem uma nova geração de extraordinários materiais. Muitos compósitos foram criados para melhorar combinações de características mecânicas tais como rigidez, tenacidade e resistências mecânicas à temperatura ambiente e à alta temperatura.”



Referências
- Callister, Willian D.; Ciência e Engenharia dos Materiais; 7a edição.
- Padilha, Angelo Fernando; Materiais de Engenharia; 1a edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário