quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Concreto


Pessoal neste post vamos falar do tema do nosso blog, que é o concreto.

O concreto (português brasileiro) ou betão (português europeu) é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento Portland, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betão pré-esforçado.

Além disso existem vários tipos de concretos especias, como o concreto autoadensável, concreto leve, concreto posreativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades especificas de cada projeto.
O concreto é um compósitos reforçados com partículas, abaixo uma definição sobre nosso material.

Concreto: É um compósito comum de partícula grande no qual as fases tanto matriz quanto dispersa são materiais cerâmicos. Trata-se de um material compósito formado por partículas agregadas que são interligadas num corpo sólido por algum tipo de meio ligante, isto é, um cimento. Os dois tipos de concretos mais familiares são aqueles feitos com cimentos portland e asfáltico, onde o agregado é cascalho e areia. Concreto asfáltico é largamente usado principalmente como um material de pavimentação, enquanto que o cimento portland é empregado extensivamente como um material estrutural de construção civil.

 
Figura 1 Concreto

Concreto de cimento Portland: Os ingredientes para este concreto são cimento portland, um agregado fino (areia), um agregado grosso (cascalho ou saibro) e água. As partículas do agregado agem como um material de enchimento (carga) para reduzir o custo global do produto concreto uma vez que estes são baratos, enquanto que o cimento é relativamente caro. Para encontrar a resistência ótima de uma mistura de concreto, os ingredientes devem ser adicionados nas proporções corretas. Ligação completa entre o cimento e as partículas de agregado depende da adição da correta quantidade de água.




Figura 2 Concreto de cimento Portland

Concreto Armado: A resistência mecânica do concreto de cimento portland pode ser aumentada por meio de hastes, fios, barras ou telas de aço, que são embutidas no concreto fresco e não curado. Assim, o reforço torna a estrutura endurecida capaz de suportar maiores tensões de tração, compressão e cisalhamento. Mesmo que trincas se desenvolvam no concreto, considerável reforço é mantido.

 
Figura 3 Concreto Armado
 



Referências:

Compósitos – UFES, Centro Universitário Norte do Espírito Santo Departamento de Engenharias e  Computação Engenharia Química
Materiais Compósitos - Ciências dos Materias II Professor Fabrício Lins
www.ufrrj.br/institutos/it/dau/profs/edmundo/Concreto_Simples.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário